Graça Gonçalves

Autora de livros, Jogos de Afetos, espaços temáticos e da Coleção Afetos, Graça Gonçalves (1951-2017), que foi escritora e médica, realizou um trabalho precursor, centrado na temática dos afetos, das emoções e da importância da sua educação, para o desenvolvimento e bem-estar de todas as crianças, jovens e adultos.

 

Quando os seus livros já eram publicados pela Bertrand, Caminho e Ambar, cria, em 1995, a Gostar Editora. A venda das suas obras permitiu a “transformação”  de livros e Jogos de Afetos em telhas, tijolos e outros materiais, para a construção do Lugar dos Afetos.

 

O Lugar dos Afetos foi declarado de Interesse Público, bem como selecionado para prémio pela Unesco. E a sua obra é hoje reconhecida por várias entidades como pioneira em Portugal no desenvolvimento de Jogos de Afetos. Os seus livros e Jogos de Afetos foram recomendados pelo Ministério da Educação, no Plano Nacional de Leitura. Colaborou também com diversas instituições de onde se destacam a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, a Universidade de Aveiro e a Fundação Calouste Gulbenkian, entre outras.

 

E se, por um lado, alicerçou o Lugar dos Afetos em sentimentos e valores, por outro lado, criou uma fundação sem fins lucrativos para apoiar a sua obra. Hoje em dia, todas as vertentes do seu trabalho são absolutamente vitais para este Lugar de Esperança. Onde se pretende que “todos, em qualquer idade, possam descobrir um caminho, nem que seja um pequeno carreirinho, para chegar ao coração dos outros e de si próprios”.